nossa historia

Em agosto de 1930 o mesmo solo que em 1924 chamou a atenção dos ingleses da Companhia de Terras Norte do Paraná foi adotado como novo lar por Carlos João Strass. Anos antes, em 1927, chegava em Santos aquela que seria sua mulher, Olga. Em terra brasileira, a jovem foi trabalhar numa fazenda de café perto de Ribeirão Preto. Na época, Carlos João havia chegado em Santos em 1924 e tinha ido trabalhar perto de Presidente Prudente. Em 1930, Carlos João e Olga vieram ao mesmo tempo para Londrina, se conheceram aqui, e, em 1932 se casaram, o primeiro casamento da cidade. Um acontecimento de felicidade, cujo registro fotográfico ainda hoje esta presente no museu. O tempo, a paixão pelo marido Carlos João, as conquistas e a alegria da família crescendo foram dando lugar as lágrimas de saudade da pátria natal.

Mas a Alemanha nunca saiu da cabeca de Olga. E em 1989, um de seus filhos e sua esposa parecem ter se apegado também a este pais. Foi nessa época que o agronomo Jorge Strass e sua esposa Jandira E. C. Strass viram em uma casinha

na beira da estrada a oportunidade de empreender um novo negócio. Com a lembrança da torta de maçã, o grostoli e as bolachinhas de nata e ricota que haviam povoado sua infancia e adolescencia, somadas a ajuda da esposa e da mãe, Jorge passou então a oferecer as pessoas da comunidade além das uvas que cultivava, variadas delicias étnicas. Assim nasceu o restaurante Strassberg. O nome que traduzido do alemão significa Montanha dos Strass, para os Strass ganhou o sentido de “cantinho”, “espaço” da família. Nesse espaço, que cresceu cada vez mais, a imigrante ensinou e nora suas receitas, que quando menina havia aprendido. No ínicio Jandira fazia com as próprias mãos, e depois ensinou os funcionários.

Os anos se passaram, o restaurante se mudou para uma casa maior, e hoje, além da culinária típica, a casa guarda diversas marcas do reencontro de Olga com a Alemanha. Entre essas marcas a pintura da fachada típica de casas da Baviea.

Hoje, nas terras ao redor do restaurante ainda são cultivados com o mesmo carinho.

Nos acompanhe

Rodovia Celso Garcia Cid Km 401, 86105000 Londrina